A seleção feminina de handebol do Brasil segue firme no Campeonato Mundial, que acontece na Alemanha e na Holanda. Em um embate emocionante neste sábado, as brasileiras superaram a República Tcheca por 28 a 22 na Porsche-Arena, em Stuttgart, assegurando seu avanço à segunda fase da competição. O que você pode esperar dessa equipe que já foi campeã em 2013?
Com esse triunfo, o Brasil acumula quatro pontos e lidera o Grupo D. Na primeira partida, as comandadas de Cristiano Silva venceram Cuba com estilo, por 41 a 20. Agora, as brasileiras se preparam para o próximo desafio contra as suecas, favoritas ao título, nesta segunda-feira, às 16h30 (horário de Brasília), novamente em Stuttgart. Será que elas manterão a liderança?
Como está organizada a competição?
O Campeonato Mundial de Handebol Feminino reúne 32 equipes divididas em oito grupos de quatro. Os três primeiros de cada grupo avançam para a próxima fase, formando quatro novas chaves. Vale destacar que as seleções levam consigo os pontos conquistados na primeira fase contra equipes que também se classificaram. Por exemplo, caso o Brasil passe e Cuba não, os pontos obtidos na vitória sobre Cuba não serão contabilizados na próxima etapa.
O que aconteceu no jogo contra a República Tcheca?
Diferente da estreia, a partida contra as tchecas foi um verdadeiro teste para as brasileiras. As adversárias se destacaram pela defesa sólida e uma impressionante precisão nos chutes longos, alcançando 62% de aproveitamento no primeiro tempo, enquanto o Brasil ficava abaixo dos 30%. Mesmo com os cinco gols de Bruna de Paula, a equipe nacional, conhecida como "as Leoas", foi para o intervalo em desvantagem de 15 a 12.
Qual foi a chave da virada no segundo tempo?
Após um início de segundo tempo complicado, onde levaram quase cinco minutos para superar a defesa tcheca, as Leoas encontraram seu ritmo. Com Bruna, a melhor em quadra, e Mariane Fernandes inspiradas, marcando sete gols cada, o Brasil virou o jogo. A quatro minutos do chute inicial, então, tudo mudou: o Brasil empatou, e a 12 minutos do fim, tomou a liderança (21 a 20) para não mais perdê-la, garantindo mais uma vitória.
Com informações da Agência Brasil